PROGRAMAS

Programa de Apoio Educacional (PAE)
Com metodologia pautada no trabalho interdisciplinar, o programa tem a proposta de fortalecimento do tripé criança-escola-família.
Neste contexto, a Promove tem o papel de colaboradora em suas articulações, por meio de ações de Avaliação Interventiva e Grupos de Apoio à crianças

 

Programa Educar no Trabalho (PET)
Nas unidades Albertina e Penteado, o PET atende jovens com idade entre 15 e 29 que participam do curso Assistente Administrativo. Além de práticas administrativas e informática, o programa atua no desenvolvimento da autonomia e de competências que favoreçam a inserção do educando no mercado de trabalho – tanto como aprendizes nas empresas, quanto em atividades de geração de renda para sua subsistência.

Além de atividades específicas, são trabalhados valores como ética, relações interpessoais e outras habilidades relacionadas ao ambiente profissional.

 

Programa de Arte-Educação
Com a proposta de trabalhar a formação integral da criança e do jovem, o programa de arte-educação  estimula a interação com o outro, com o mundo, favorecendo a socialização.
Entre as atividades do programa, citamos: oficinas de teatro, dança, ateliê de expressão, artes plásticas, música, canto, percussão, capoeira, artes circenses e mosaico

 

Programa Criança Feliz
Apoiado em três eixos de atuação, este trabalho desenvolve o:

  • Cuidar: envolve a atenção aos aspectos afetivos, biológicos, alimentares e voltados à saúde.
  • Educar: as atividades desenvolvidas oferecem situações de ensino aprendizagem que desperta na criança o desejo do conhecimento.
  • Brincar: por meio de atividades lúdicas a criança tem a possibilidade de construir e transforma a realidade de suas relações.

Programa Feliz Idade
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o Programa Feliz Idade tem o objetivo de atender de maneira global às necessidades dos idosos, de modo a favorecer um processo de envelhecimento ativo e saudável. As atividades são focadas em quatro eixos:

• Cidadania: são desenvolvidas as oficinas, palestras, rodas de debate, sensibilização e fomento ao trabalho voluntário.

• Corpo: Através das oficinas de dança, yoga, saúde, alimentação e sexualidade, incentiva-se o idoso a um estilo de vida ativo, na garantia da qualidade de vida e na sensação de bem-estar.

• Arte: oficinas de artesanato, crochê, tear, fuxico, geração de renda, entre outros cursos.

• Memória: oficinas que permitam conhecer e treinar os processos de memorização, baseada em exercícios de atenção, concentração e de narração.

Programa de Valorização da Família
Cada criança, jovem e adulto atendido pela Promove pertence a uma família já constituída, com sua trajetória e história em curso, espelhando valores, culturas e vivências próprias. Considerando a  sua importância, a Promove atua na valorização dos vínculos familiares e das relações intergeracionais, buscando por meio de atividades em grupo, auxiliar os pais e famílias no processo sócio-educativo.